terça-feira, 26 de março de 2013

ATIVOS E CRIATIVOS : Construindo uma infância mais colorida e divertida - Projeto Pedagógico 2013

“ Toda criança é um artista. O problema é como manter-se artista depois de crescido.”
Pablo Picasso
O Projeto Pedagógico, “Ativos e Criativos” pretende incorporar à nossa prática, um sentido maior, onde os sonhos, sentidos, e criação própria da criança, sejam estimulados e ampliados, através da arte, ora como artista, ora como apreciador ou espectador. Acreditamos que é urgente e necessário despertar nas crianças sentimento de amor pela arte e que através da audição de uma música, a leitura e dramatização de uma história, apreciação de uma obra de arte, os sentimentos são despertados. Achamos que tais práticas causem nas crianças momentos de contemplação, de pensamento profundo, pois instiga os sentidos, a imaginação e os desejos.
Desde cedo, nos preocupamos em proporcionar um ambiente escolar favorável, agradável e diferenciado da dura realidade que faz parte da vida de muitas de nossas crianças. Um local que não seja constrangedor, que não tolha o desenvolvimento do aluno, que seja facilitador do seu crescimento pessoal e onde haja satisfação do aluno em se fazer presente.
Assim, elegemos neste ano, como proposta pedagógica, o trabalho com artes, fazendo uma “ponte” com o Centenário de Marechal Hermes, bairro onde nossa escola fica localizada.

“A Arte, como linguagem nascida da invenção humana, é reinventada por cada criança, por cada um de nós “ Mirian C. Martins

Assim, nos utilizaremos de artistas nacionais e internacionais, através de pinturas, técnicas visuais, música, poesia, para conduzir mensalmente o projeto pedagógico, onde cada data comemorativa será associada a um artista e sua obra, reproduzida pelas crianças através de criações e releituras, e contextualizadas localmente através do bairro de Marechal Hermes, suas particularidades, arquitetura, tipos humanos e aspectos sociais, culturais, físicos, etc.
Nosso projeto começa em fevereiro com o artista plástico Jackson Pollok, que dizia ser sua pintura “tão fácil que qualquer criança pode fazer”. Através da técnica “dripping” (gotejamento), foram reproduzidos em sala de aula trabalhos visuais após exibição de vídeo do artista ensinando sua técnica.

 

A técnica foi aproveitada em trabalhos que homenagearam a cidade do Rio de Janeiro, na reprodução dos pontos turísticos que nomearam as salas de aula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário